Honren seus pais

Honre seus pais... E guarde o sucesso!!!




Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo... “- Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra. (Efésios 6:1-3)



Há uma diferença entre obedecer e honrar.

Obedecer: significa agir de acordo com as instruções recebidas.

Honrar: significa respeitar e amar.

Os filhos não devem desobedecer a Deus, ao obedecerem aos seus pais ao obedecerem aos seus pais. Não se requer que os filhos adultos obedeçam a pais tiranos. Os filhos são obrigados a obedecer enquanto estiverem sob os cuidados dos pais, mais a responsabilidade de honrá-los é vitalícia.



1° Relacionamento entre pais e filhos...



Os pais têm que ser os melhores amigos dos filhos e vice-versa.

Eles devem saber de tudo o que esta acontecendo, tem que haver comunicação.

Comunicação fala de: Ouvir

Falar

Compreender...

Existem filhos que não conversam com os pais, estão de mau, ou tem vergonha de falar, mas não pode ser assim...





2°Deus espera que os filhos:



• Respeitem e honrem a seus pais. (Ex 20:12 )

• Ajude á seus pais. (Cl 3:20 Lc 2:51)

• Amem, honrem e obedeçam a Deus (Ec 12:11

(II Cr 20:13 )

• Aprendam a ouvir a vós de Senhor. (Sl 34:11-14 )





O homem vive desesperadamente a procura do sucesso. Muitos seriam capazes de vender a própria alma para alcançá-lo.

A bíblia sagrada está cheia de orientações seguras para se viver produzindo bons resultados e transformar nossos dias de vida aqui na terra, frutíferos e felizes.

O texto acima é um desses sábios e infalíveis conselhos. O apóstolo Paulo, como grande conhecedor das escrituras foi buscar no antigo testamento este precioso conceito de relacionamento entre pais e filhos.



1. Ele mostra que é justo obedecermos aos nossos pais. A palavra de Deus nos diz enfaticamente: “... o que semeia justiça terá recompensa verdadeira”. (Provérbios 11:18)

2. A bíblia contém muitos mandamentos, mais, honrar pai e mãe é o primeiro com promessa e ás promessa proferidas por Deus, fatalmente se cumprirão. Josué tinha tanta convicção a respeito da fidelidade de Deus que assim se expressou: “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara á casa de Israel; tudo se cumpriu”. (Josué 21:45 )

3. Pra que te vá bem. Travamos grande batalha no campo estudantil, profissional, de relacionamentos, para vivermos bem. Almejamos bons diplomas, procuramos galgar postos nas empresas em que trabalhamos, e aqueles que tomam a decisão de ter seu próprio negócio, lutam para suas empresas se posicionarem bem no mercado. A luta para viver bem é incansável, mais nem sempre vitoriosa.

4. E vivas muito tempo sobre a terra. Em todo o transcorrer da historia, o homem busca a longevidade. Os consultórios médicos estão repletos de pacientes, a medicina alternativa cresce, as farmácias se multiplicam, os centros esportivos estão lotados de atletas de todas as idades, as dietas das mais diversas fontes fazem promessa mirabolantes. No entanto, o sábio Salomão, dissera há milênios atrás? “ Filho meu, não te esqueça da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos”. – Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”. ( Provérbios 3:1-2)

HONRE SEU PAI E SUA MÃE E GUARDE O SUCESSO. PARA REFLETIR: COMO ESTA SEU RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS?